Dia mundial da água

março 25th, 2015|Sem categoria|

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Católica do Tocantins, realizou, na última sexta-feira (20/03), um debate sobre a crise hídrica no Brasil. O evento “Água – uso racional para a Vida” ocorreu no auditório da OAB, em Palmas, e reuniu especialistas, professores e alunos de diferentes cursos de graduação.
A palestra de abertura, a cargo do Doutor em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (UnB), Fernan Enrique Vergara trouxe para debate às bases da segurança hídrica, essencial para a não ocorrência de crises. “O problema da segurança hídrica no Brasil não é só técnico. E muito menos de São Pedro. A dificuldade está na gestão e na sociedade em geral que tem dificuldade de reconhecer o valor dos recursos hídricos. Só percebemos a importância que a água tem em nossas vidas, quando ficamos sem ela”, afirmou Vergara, que coordena do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins.

A Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB) e analista ministerial do Ministério Público do Tocantins, Marli Santos, ministrou a segunda palestra da noite, na qual abordou a importância da informação a gestão de recursos hídricos. Santos apontou dois estudos de caso, do estado do Arizona (Estados Unidos) e do Ribeirão Taquaruçu. “Muito pouco se faz em termos de monitoramento e avaliação da gestão de recursos hídricos no Brasil. Alguns países, como os EUA, já fazem isso há mais de cem anos. Precisamos trabalhar essa questão nas universidades. Conhecimento é fundamental para uma gestão eficiente destes recursos”, defendeu.

Sobre o PEA

O Programa de Educação Ambiental da Católica do Tocantins está pautado no eixo da sustentabilidade e prevê uma série de ações para todos os cursos […]